Sismube

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

PROJETO TRILHAS


Prefeitura de Belém comemora ao lado dos servidores da Semec/Belém a ótima notícia de que suas ações de incentivo à leitura com alunos e professores da RME, estão na lista dos três seletos homenageados que receberam o Prêmio "Trilhas de Leitura", destinado às Secretarias Municipais de Educação com destaque no trabalho com leitura pelo Brasil.
Belém é uma das três cidades brasileiras contempladas pelo Projeto Trilhas, do Instituto Natura, com o prêmio Município Leitor. Vale frisar que a capital paraense é a única representante da região norte/nordeste agraciada. Rio de Janeiro - RJ e Ponta Grossa - PR, foram as outras duas premiadas entre os mais de 400 municípios que concorreram.
O Trilhas de Leitura teve início em 2009, mas foi em 2011 que ganhou notoriedade ao ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) como um projeto educativo eficaz para ser implementado no ano de 2012 como política pública, junto às metodologias e projetos de alfabetização já desenvolvidos nas escolas públicas.
O reconhecimento considerou as iniciativas e projetos de promoção e estímulo à leitura desenvolvidos pela Prefeitura de Belém, por meio do Sismube/Died.
Como prêmio, a Semec/Belém recebeu um acervo com 600 livros entre literatura infantil, infanto-juvenil e adulta para serem distribuídos para as instituições de ensino e continuar o trabalho de estímulo à leitura na cidade.
Para ver de perto as ações, a equipe do Projeto Trilhas visitou projetos e ainda durante a presença da equipe em Belém entregou, simbolicamente para a titular da Semec/Belém, Rosinéli Salame e representantes da secretaria, uma mostra do acervo que será recebido.
O primeiro espaço visitado pela equipe do projeto foi a biblioteca da escola municipal Alzira Pernambuco, no bairro do Marco, onde é grande o fluxo de alunos que vão até a biblioteca fazer o empréstimo de livros, participar da videoteca ou simplesmente pedir orientações de leitura.
A escola Alzira Pernambuco possui um acervo com mais de 10 mil livros e faz o empréstimo para alunos, ex-alunos, pais, avós e até mesmo para alunos da rede estadual de ensino. Para a educadora do projeto Trilhas, Dedé Ladeira, isso demonstra compromisso com o desenvolvimento do hábito da leitura pela Secretaria Municipal de Educação.
“A escolha dos municípios contemplados com o reconhecimento foi feito por três jurados e Belém foi escolhida com unanimidade. O que demonstra que a cidade realiza aquilo que é levado em consideração pelo projeto. Aqui, eu pude perceber que a escola não está fazendo uma encenação para nos mostrar, nós estamos vendo o dia a dia das crianças, como as coisas acontecem de fato ao estimular a leitura”, afirmou Dedé.
Ao longo do ano, as escolas da rede municipal realizam projetos que estimulam o prazer literário. As ações, como o projeto Memória da Literatura do Pará, Baú de Histórias, Parada da Leitura, Conversa Literária, Lendo e Relendo as Bibliotecas Escolares, Lendo em Família, Vivencias de leituras, Performance Literária e Contação de Histórias, entre outros, são aguardadas com ansiedade pelos alunos.

O Prêmio foi entregue em Mata de São João/BA, no XV Fórum Nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que aconteceu de 17 a 19 de junho, reunindo os representantes das Secretarias Municipais de Educação que são destaques nacionais e fazem a diferença no país. O “Prêmio Trilhas Natura” é considerado um dos maiores méritos destinados aos gestores da educação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário