Sismube

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

ANIVERSÁRIO DE BELÉM


Desde o ano de 2013 o Sismube/Died organiza programação como forma de homenagear a data de fundação de Belém do Pará, ocorrendo durante a semana do dia 12 de Janeiro, data de aniversário da cidade.
Uma exposição de caricaturas de autores paraenses foi a homenagem aos 399 anos de Belém. A mostra foi aberta na segunda-feira, 12/01, e seguiu até o dia 16/01 no Salão Pérola da Secretaria Municipal de Educação de Belém.
A programação de encerramento, que ocorreu na sexta-feira, dia 16/01, ainda no Salão Pérola, incluiu performances baseadas em obras de autores paraenses contemporâneos, por alunos das Escolas Municipais Comandante Klautau e Gabriel Lage. Houve também um momento em que os autores paraenses contemporâneos, que participaram da segunda etapa do Projeto Memória da Literatura do Pará no ano de 2014, receberam um retrato desenhado pelos alunos que estiveram envolvidos na produção das Histórias em Quadrinhos (ação paralela ao projeto) nas escolas.
A intenção foi promover a popularização das obras de autores regionais. A ideia surgiu após o resultado positivo das exposições itinerantes durante todo o ano de 2013 e 2014 nas escolas da RME de Belém. O objetivo não se limitava apenas à divulgação, mas também na realização de uma ação pedagógica.
A exposição no salão da Semec/Belém destacou a vida e obra dos seguintes autores paraenses contemporâneos: Alfredo Garcia, Amaury Dantas, Andersen Medeiros, Bella Pinto, Daniel Leite, Edvandro Pessoato, José Antônio Neto, Juraci Siqueira, Luiz Peixoto (Jabutigão), Paulo Nunes, Rufino Almeida e Walcyr Monteiro. Toda a programação foi gratuita e aberta ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário