Sismube

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

MEMÓRIA DA LITERATURA: NACIONAIS E UNIVERSAIS


O Sismube/Died vem difundindo e valorizando a literatura regional, nacional e universal, por meio do Projeto “Memória da Literatura”. No ano de 2015, momento que corresponde a sua última etapa, estão sendo homenageados escritores da literatura nacional e universal que influenciaram, com suas obras, a trajetória dos autores paraenses que foram elencados no ano de 2014.
A proposta vem se materializando mediante exposições itinerantes em banners com vida e obra dos autores: Ana Maria Machado, Cecília Meireles, Monteiro Lobato, Ruth Rocha, Tatiana Belinky, Vinícius de Moraes, Ziraldo, Antoine de Saint-Exupéry, Charles Perrault, Hans Christian Andersen, Irmãos Grimm, Júlio Verne, La Fontaine, Lewis Carrol, que percorrem as escolas da RME, resultantes de pesquisas biobibliográficas sobre os autores das três expressões.
Em cada período de exposição são realizadas conversas literárias com o escritor Alfredo Garcia, levando para escola o repertório e os produtos da literatura nacionais e universais, são momentos em que o escritor socializa histórias e experiências da sua vida de escritor, memórias da infância, de como se deu seu encontro com o mundo da literatura, em que as crianças ouvem e falam a partir da leitura da obra dos autores elencados para esta etapa do projeto.
A visita do escritor torna-se um evento especial, pelo envolvimento de todo o corpo escolar no processo de organização e pelo entusiasmo dos alunos. Detalhe percebido no decorrer dos acompanhamentos feitos pelos técnicos do Sismube/Died, haja vista que tais encontros foram realizados com faixas de boas-vindas, exposições de produções escritas, caricaturas, biografias, apresentações teatrais, recitais e contações de histórias, tudo produzido e apresentado com a participação efetiva dos alunos, que fazem suas interferências com perguntas e comentários sobre as obras em destaque.
As exposições iniciaram no dia 07/04 e já passaram por 39 escolas, e até o dia 29/09 terá percorrido mais 33, atingindo assim, todas as escolas gerenciadas pela rede municipal de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário