Sismube

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Projeto da Semec valoriza literatura paraense nas escolas‏.


A Secretaria Municipal de Educação, junto com o Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube) lançou o projeto “Memória da Literatura do Pará”. A ideia é resgatar e valorizar os autores paraenses nas 59 escolas municipais de ensino fundamental.
O projeto começou a ser difundido em março e vai até o dia 30 de outubro, através de banners itinerantes contando a vida e obra de 80 autores paraenses. Esses banners estarão expostos nas escolas municipais e durante o período de exposição, os alunos estarão visitando essas exposições acompanhados dos seus professores.
Junto com as exposições, escritores paraenses atuais como Alfredo Garcia e José Antônio Neto estarão dando palestras aos alunos, em bate-papos informais sobre os autores homenageados.
Nesta quarta-feira,15, o projeto começou a ser difundido na Escola Maria Luiza do Amaral, na Sacramenta. A escola conta com 1.100 alunos de 7 a 14 anos. O projeto estará exposto na escola até o dia 24 de maio. Os autores em destaque são Ruy Barata, Eneida de Moraes e Antônio Tavernard. A programação de abertura foi uma festa para a garotada que apresentou uma dança com a música “Esse rio é minha rua”, de Ruy Barata. Depois, os alunos declamaram poesias dos autores homenageados e ouviram uma palestra do escritor Antonio Juraci.
“ Essa iniciativa foi muito importante para os alunos adquirirem o hábito da leitura. Eu notei um grande interesse deles desde que a programação foi anunciada” comemorou a diretora da escola, Elisandra Conceição.
“ A idéia é fazer esse projeto se expandir nos próximos anos. Ano que vem, ele deverá ser com autores do presente, incluindo os nacionais. No futuro, será a vez dos autores internacionais” disse a técnica do Sismube, Liduína Bringel.
Texto: Syanne Neno - Ascom Semec
Fotos: Semec
Edição: Lene Tavares- NID Comus

2 comentários:

  1. Olá pessoal do Sismube, sou a professora Silene Faro. Trabalho na BE da Escola Sílvio Nascimento no 1º turno. Acessem nosso blog e vejam o trabalho que a BE está desenvolvendo. Gostaríamos muito que vcs divulgassem nosso trabalho no blog de vocês. Como já foi comunicado pra vcs, em junho fizemos uma perfomance literária com as obras de Max Martins e Rui Barata e vamos começar a nos preparar para receber a exposição de "Memórias do Pará" em outubro.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá, me chamo Isabela e sou coordenadora da Escola Donatila S. Lopes (Mosqueiro).
    Este ano decidimos trabalhar com o projeto: Sou Donatila! Sou Belém! Sou amazônia!. Porém, temos poucos registros a respeito do prédio da escola e sobre quem foi a Profª Donatila Santana Lopes. Sabemos algumas coisas sobre uma base militar que funcionava, por volta do ano de 1930, aqui na escola, mas são poucas coisas que temos para iniciar o nosso projeto. Se vocês tiverem alguma coisa, qualquer coisa que seja, a respeito do histórico da nossa escola, por favor, entrem em contato conosco. Emai: isacosta19@yahoo.com.br ; cel: 8301-7125/ 8703-6065; 3771-1487(tel da escola)
    Saudações,
    Isabela Costa

    ResponderExcluir